17 de março de 2013

Se não tens nada... é porque tens tudo? (já dizia a outra...)

Pois é, cá voltamos nós aos caprichos da lingua portuguesa... E desta vez, com uma expressão que, de tanto uso, nem nos apercebemos do absurdo que ela contém!

Não ter nada, não fazer nada, não estar a pensar em nada... Não há aqui qualquer coisa contraditória?

Avaliando palavra a palavra a primeira expressão: se retirarmos a negativa, ficamos com "ter nada", que se pode reescrever como "nada ter" de forma a tornar a expressão mais compreensível... Ora, aplicando a negativa, até uma criança poderia dizer que ficaríamos com "ter tudo" (ou com "ter algo", se não quisermos ir para o extremo oposto). Logo, se "ter nada" é não possuir qualquer coisa, então "não ter nada" deveria significar possuir tudo, ou pelo menos alguma coisa...

Mas, afinal, em que pé ficamos? (mais uma expressão à portuguesa...) Da próxima vez que me perguntarem o que estou a fazer, o que respondo?
- "Estou a fazer nada."
- "Não estou a fazer coisa alguma!"
- "Estou a olhar para o nabal a ver se dá grelos..." (conheciam esta?)
- "E ires chatear outra, não?!"

Fico à espera da vossa opinião. Vá lá, só um comentariozinho...

2 comentários:

  1. Quando perguntarem o que estás a fazer, dizes "nada". :D Sim, é perto de armação de pêra! É muito lindo. Obrigado por passares no meu cantinho * :D

    ResponderEliminar