12 de fevereiro de 2013

Será que os cozinheiros gostam de tudo o que cozinham?

Devo dizer que, apesar de não ser muito dada a fazer experiências degustativas, considero a cozinha como uma prima afastada da química (a minha área) e por isso gosto de apreciar quem faz dela uma arte...

E hoje em dia, isso não é muito difícil... temos uma panóplia de sites, livros, concursos e programas de televisão que nos permitem descobrir novas receitas, técnicas melhoradas e ingredientes que nem sabíamos existir! Além de que cada vez mais nos são divulgados cursos e workshops de culinária, desde a tradicional à gourmet (que cada um lá tem a sua fome...).

Segundo muitas pessoas, eu sou demasiado "esquisita" no que toca a comer - é o bacalhau que nem o posso cheirar... ou o café que tem um sabor muito forte... e álcool para mim só no laboratório (e não é para beber)...

É então que eu reparo que, tal como todos nós temos os nossos alimentos preferidos, também não conheci até hoje uma pessoa que não tivesse um ódio de estimação por um determinado ingrediente...

Ora, é aqui que toda a minha sabedoria derivada de algumas horas a ver programas de culinária me lembra que um bom chef deve provar TODA a sua comida antes de ser servida... Então e se ele estiver a preparar, por exemplo, um bife de atum de cebolada, e não gostar de cebola? Ou se estiver a fazer um brigadeiro e não gostar de chocolate?

Será que os cozinheiros têm um paladar mais tolerante que os comuns mortais, ou será que são capazes de passar por cima dos gostos pessoais e concentrarem-se no tempero e na combinação de ingredientes?

Algum/a cozinheiro/a por aí me sabe responder?

Sem comentários:

Enviar um comentário