26 de abril de 2013

E o branco, é cor de menina ou de menino?

Quando eu era pequenina, havia um hábito que eu nunca percebi e que hoje em dia, felizmente, se está a perder.
Esse hábito era...
      (rufar de tambores)
            ... vestir as meninas de rosa e os meninos de azul! Vamos lá analisar isso...

Ora, quem foi que teve essa ideia estapafúrdia brilhante de usar as cores para discriminar (no sentido de identificar) o género de um bebé ou de uma criança? Será que essa pessoa teve um casalinho de gémeos e, a certa altura, achou que seria mais fácil saber quem era quem se vestisse sempre a menina de rosa e o menino de azul?

Devo dizer que sou muitíssimo suspeita para vir para aqui falar deste assunto, uma vez que o cor-de-rosa está na minha lista de cores a odiar (acho que é mesmo a única na lista), mas talvez este ódio tenha proveniência exactamente neste esterótipo...

Eu explico: durante alguns anos, o rosa fez parte da palete de cores do meu armário: eram fitas, camisolas, saias, collants, etc... as malas e os materiais da escola nessa altura eram cor-de-rosa... quando faziamos trabalhos manuais com folhas coloridas, as meninas ficavam com as folhas rosa e os meninos com as azuis... os brinquedos mais "femininos" tinham sempre um toque rosinha... Bem, há quem diga que eu gosto de ter opiniões próprias, mas há também quem diga que eu sou do contra (é tudo o mesmo)... estava-se mesmo a ver que aqui a Joana ia começar a não gostar do rosa... então eu, que era totalmente contra a ideia das meninas serem mais frágeis, doces e indefesas e que achava que o cor-de-rosa defendia exatamente essa ideia...

Enfim, parece que essa tendência está a mudar nas crianças, jovens e adultos... Mas será que alguma vez vai mudar para os bebés? Será que, nalgum dia que estará para vir, iremos oferecer botinhas azuis a uma menina e rosa a um menino?

PS: E relativamente às outras cores, também há de menina e de menino? É só para saber se me tenho andado a vestir apropriadamente...

1 comentário: