8 de abril de 2013

E se eu não tiver experiência profissional?

Não sei se diga que estou desempregada, se diga que estou à procura de emprego, uma vez que nunca trabalhei a sério... quer dizer, estive 1 ano com uma bolsa de investigação, se quiserem considerar isso um trabalho... também trabalhei nas férias há uns bons anos atrás, mas onde isso já vai...

Enfim, ando à procura de trabalho e tem sido complicado. Na minha área de estudos (química), não se encontram muitos anúncios por aí... a não ser para dar explicações, ahhh, isso é às resmas! O problema é que eu não me dou muito bem como professora, acho que não tenho muita paciência... talvez isso venha com a idade...

Como eu estava a dizer, agora que procuro trabalho, os anúncios não abundam, e os que ainda vou apanhando na internet ou nos jornais, dão a ideia que procuram pessoas com dois doutoramentos, um mínimo de 3 anos de experiência numa área específica, que saibam falar 4 línguas, que façam exercício físico regular, que tenham um talento escondido, tipo cantar ou representar, que queiram passar a vida a viajar, que gostem de trabalhar até às quinhentas e, vejam bem, que mesmo assim tenham uma vida social!!! Ora, quem queremos nós enganar? Com o tempo todo que teríamos de investir para termos um currículo destes, ter uma vida social... só se fosse pelo Facebook!!

Antigamente, os patrões preferiam pessoas que não tivessem tido experiência noutros locais... Eram trabalhadores mais atentos, mais dedicados, não traziam hábitos/manias de outros empregos e eram mais fáceis de moldar... Agora não, querem pessoas que já saibam fazer o trabalho, para que eles não precisem de se dar ao trabalho de explicar...

Não tenho experiência profissional porque não arranjo trabalho e não arranjo trabalho porque não tenho experiência profissional.

Acho que vou para dona de casa...

2 comentários:

  1. O que escreveste mostra uma realidade não só tua mas de milhares no nosso país ( até na Europa ). Nesta luta não estás sózinha e sabes bem que a família sempre foi e continuará a ser um dos teus maiores pilares de apoio.Com a tua força, movida pela tua fé e constante disponibilidade para ajudar os outros terás em breve a tua " recompensa ".Mãe

    ResponderEliminar
  2. Concordo absolutamente com a tua mãe. E estranho também que não tenhas paciência para ser professora/explicadora, porque ensinar é oferecer aos outros o nosso conhecimento. Se pensares dessa forma talvez isso te ajude a encontrar motivação para ensinar enquanto procuras outras possibilidades para as quais estás naturalmente mais disponível. E quanto a talentos escondidos.... pelo menos cantar sabes, e bem! Força, não esmoreças porque tens muito valor. T.

    ResponderEliminar